Skip links

Com medo da própria sombra? | Sábado

No artigo Com medo da própria sombra? da revista Sábado, falamos de stalking – um termo para assédio persistente, através de várias tentativas de comunicação e vigilância do alvo, previsto com pena de prisão até 3 anos no artigo 154º do Código Civil.

Em muitos casos, o stalker é incapaz de perceber quão perturbador pode ser na vida da vítima, tendo uma perceção distorcida sobre o que é aceitável numa relação interpessoal, o que o leva a não respeitar os limites. Lidam mal com a rejeição e alguns têm problemas de doença mental, sendo poucos os que procuram ajuda.

No lado da vítima, reconhecem-se algumas mazelas: alterações no sono, ataques de pânico e stress pós-traumático de perseguição – como é o caso da Alexandra, que foi perseguida por um stalker, ex-amigo da família, durante cerca de 2 décadas.

A Dra. Carolina de Freitas Nunes, CEO e Psicóloga na CogniLab recomenda que as vítimas entrem em contacto com a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) porque, entre vários apoios e esclarecimentos, ajuda a fazer denúncia à polícia.

Conheça o caso da Alexandra e o contributo da Dra. Carolina de Freitas Nunes na Revista Semanal Sábado nº 1047 (23 – 29 de maio de 2024).

CogniLab

Leave a comment

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.