A saúde cerebral, assim como a de todo o nosso corpo, está muito dependente da nossa alimentação.
O bom-humor a memória, assim como a vitalidade dos nossos neurónios estão dependentes da ação de variadíssimos nutrientes. Neste pequeno artigo vamos mostra-lhe os melhores aliados da sua dieta para o ajudar cuidar melhor do seu cérebro.
1 – Omega 3
A gordura juntamente com a água são os componentes mais abundantes do nosso cérebro, não será por isso de estranhar a importância que as gorduras desempenham na saúde cerebral.
Os ácidos gordos ómega 3 atuam na comunicação entre as células do sistema nervoso e são um dos principais responsáveis pela fluidez das membranas celulares dos neurónios, desta forma, o seu défice está relacionado com quadros como: défice de atenção, depressão, dificuldade de aprendizagem e falta de memória.
Os ácidos gordos ómega 3, parecem ainda estar envolvidos na proteção do cérebro, contra a acumulação de proteínas beta-amiloide, associadas ao Alzheimer.
Fontes de ómega 3 – Peixes gordos (salmão, atum, sardinha, cavala), ostras, ovas, sementes de chia, linhaça e nozes.
2 – Polifenóis presentes nos frutos vermelhos
Vários estudos têm demonstrado os efeitos protetores e antioxidantes dos polifenóis sobre o tecido nervoso, estes ajudam a prevenir a neuro degeneração e a inflamação do tecido cerebral, reduzindo a acumulação de proteína amiloide associada a alterações degenerativas do cérebro
Fontes: Mirtilos, amoras, framboesas, morangos, cerejas, uva roxa e açaí.
3 – Colina
A colina, um componente do complexo B, muito importante na formação do cérebro do feto e para a memória na idade adulta, uma vez que protege as membranas celulares do sistema nervoso
O consumo regular de alimentos ricos em colina é fundamental para preservar os neurónios e aumentar a produção de acetilcolina, um neurotransmissor, que melhora a memória a capacidade de concentração e o bom humor.
Fontes: Ovos (gema melhor fonte de colina), fígado, quinoa, amêndoas
Algumas curiosidades:
- O cérebro é um órgão com poucas reservas de nutrientes, uma dieta equilibrada e variadas é essencial para o seu bom funcionamento.
- O excesso de calorias promove um envelhecimento cerebral precoce.
- Alimentos com antioxidante e anti-inflamatória, prolongam a vitalidade dos neurónios.