Deprimidos, ansiosos e solitários: “cerca de 20% dos adolescentes sofrem de ansiedade e depressão e só uma pequena minoria é acompanhada”. Os números são preocupantes.
Este foi o tema da revista semanal Sábado nº1035, que nos trouxe não apenas uma visão geral do panorama nacional da saúde mental dos adolescentes, como também da procura por ajuda, fatores de risco e o que fazer para ajudar.
Apesar de os jovens estarem cada vez mais expostos a fatores de risco pelo seu estilo de vida mais solitário, a verdade é que problemas relacionados com a saúde mental sempre existiram – quem nos diz é a Dra. Carolina de Freitas Nunes, CEO e Psicóloga na CogniLab.
Terá o acesso indiscriminado à informação um contributo fundamental à vulnerabilização da saúde mental do adolescente? Quais são os sinais de alerta que devemos ter em conta quando desconfiamos que os nossos filhos poderão ter a sua saúde mental comprometida?
Conheça as respostas a estas e outras questões na revista semanal Sábado nº1035.
Lembre-se: adolescentes com problemas de saúde mental têm menor satisfação com a vida, pior qualidade de vida e saúde mental em adultos. A saúde mental do adolescente não deve ser ignorada.